O procedimento cirúrgico, seja ele qual for, pode trazer grandes mudanças e melhorias na qualidade de vida do paciente. Com os avanços médicos e as estratégias aprimoradas, é possível alcançar uma jornada pós-cirúrgica mais leve. Mas será que é possível ao longo do processo de pós-operatório o paciente não sentir dor?
A resposta para essa pergunta é: Sim, é possível com a técnica cirúrgica chamada de laparoscopia. Essa é uma abordagem minimamente invasiva que utiliza pequenas incisões e câmeras para realizar procedimentos internos. Essa abordagem tem vários benefícios em comparação com a cirurgia tradicional de abertura completa (cirurgia aberta), incluindo a redução da dor pós-operatória. Não é à toa que recebo esse tipo de mensagem com bastante frequência.
A dor após a cirurgia bariátrica costumava ser uma preocupação recorrente para os pacientes. No entanto, além das técnicas cirúrgicas, os progressos contínuos no campo da anestesia, medicamentos e os profissionais de saúde têm se esforçado para tornar essa jornada o mais confortável possível.
Outros benefícios
Além de amenizar dores após a cirurgia, a laparoscopia também promove outros benefícios para o paciente. Confira abaixo quais são eles!
Menos cicatrizes e melhores resultados
As incisões na abordagem minimamente invasiva são pequenas e, muitas vezes, podem ser escondidas em dobras naturais da pele. Isso resulta em cicatrizes menores e menos visíveis.
Menor tempo de internação hospitalar
A recuperação da cirurgia é geralmente mais rápida do que a da cirurgia aberta. Os pacientes podem ter alta hospitalar mais cedo, o que reduz os custos hospitalares e permite um retorno mais rápido às atividades diárias normais.
Menor risco de complicações
Devido à abordagem menos invasiva, as complicações associadas à cirurgia tendem a ser menos comuns na cirurgia laparoscópica.
Retorno mais rápido às atividades normais
Os pacientes submetidos a esse estilo de cirurgia costumam retomar suas atividades normais de forma mais rápida em comparação com os pacientes que passam por cirurgia aberta. Isso inclui retornar ao trabalho, exercícios físicos e outras atividades diárias.
Lembrando que é fundamental seguir todas as orientações médicas. Cada paciente é único, e o período de recuperação pode variar. Lembre-se de que a cirurgia bariátrica é apenas o começo de uma nova fase de vida e que um estilo de vida saudável contínuo é essencial para obter os melhores resultados a longo prazo.
Você não está sozinho nessa jornada e existem profissionais de saúde dedicados a te ajudar. Vamos juntos? Se você deseja iniciar um tratamento contra a obesidade, agende sua consulta comigo (aqui pelo meu site ou via whatsapp).
Dr. Fernando Kennedy
CRM 15860
Cirurgia e Endoscopia Bariátrica | RQE11163