Você pensa que é complicado perder peso e ainda mais difícil mantê-lo? Você realmente não está sozinho nessa. As estimativas variam, mas acredita-se que mais de 80% das pessoas que perdem uma quantidade substancial de peso o recuperam dentro de cinco anos.
Mas ao contrário do que muitos pensam, o “fracasso” em perder peso muitas vezes não se trata de falta de força de vontade para fazer mudanças importantes no estilo de vida. De acordo com o paleoantropólogo Daniel Lieberman “Evoluímos para não perder peso intencionalmente”. Ele aponta que “Todos os animais precisam de um pouco de gordura, mas os humanos evoluíram para ter níveis excepcionalmente elevados de gordura, mesmo os humanos magros”.
Lieberman sugere, ainda, manter essas cinco coisas em mente:
Desenvolva perspectiva (evolucionária):
A gordura é especialmente importante para os seres humanos. Teremos sempre uma certa quantidade de gordura, que é necessária em certos aspetos.
Gordura é igual ao sucesso evolutivo
A gordura realmente nos ajuda a sobreviver. Essa gordura ajuda a alimentar nossos cérebros e nosso alto custo de reprodução. Apesar disso, ter muita gordura ao redor da região abdominal é um sinal para fazer algo a respeito.
Pequenas oscilações são normais
Não se preocupe se o seu peso aumentar e diminuir alguns quilos em curtos períodos de tempo. Grande parte dessa variação deve-se à água”, afirma Lieberman.
O baralho está mesmo contra si
Se tem dificuldade em perder peso, não se culpe. Os seres humanos evoluíram para armazenar muita gordura sempre que possível e depois usá-la quando necessário. Mas nunca evoluímos para consumir voluntariamente menos energia do que a que utilizamos.
Dieta vs exercício
Pode perder-se mais peso fazendo dieta do que fazendo exercício”, pontua Lieberman. “Mas o exercício ajuda a evitar ganhar ou recuperar peso, além de ter muitos, muitos outros benefícios para a saúde física e mental”.
Qual desses pontos é mais impactante na sua jornada de emagrecimento? Estou aqui para te ajudar na sua jornada de perda de peso. Se você deseja dar o pontapé inicial e saber mais informações sobre os tratamentos disponíveis, agende uma consulta comigo através do meu Doctoralia. Juntos, iremos esclarecer dúvidas e traçar o plano mais adequado para o seu caso.