Muitas vezes, a relação entre obesidade e sexualidade é tratada com tabu. É comum surgirem perguntas como “A obesidade afeta a vida sexual?” ou “Como a obesidade pode influenciar a intimidade?”. Hoje, o nosso papo é sobre isso!
Primeiramente, a sexualidade é um aspecto multifacetado. Ou seja, envolve não apenas aspectos físicos, mas também emocionais, psicológicos e sociais. Por isso, é essencial abordar a relação entre obesidade e sexualidade de forma abrangente, considerando todos esses aspectos.
A verdade é que sim, a obesidade pode gerar impactos na vida sexual do paciente. Problemas como dificuldade de movimentação, desconforto e até mesmo condições médicas associadas à obesidade, como diabetes e apneia do sono, podem influenciar a qualidade e a frequência das atividades sexuais.
Além disso, a obesidade pode afetar a saúde emocional e a autoestima. A autoimagem, a confiança no próprio corpo e a aceitação pessoal desempenham um papel importante na vida sexual de uma pessoa. Problemas de autoestima relacionados ao peso podem impactar a disposição para se envolver em atividades íntimas e influenciar a experiência sexual de maneira significativa.
Se você deseja saber mais detalhes sobre esse assunto, no Podcast Questão de Saúde é possível conferir episódios que foram abordados esse tema.
📌 Obesidade, bariátrica, sexualidade e mudanças na libido, com o cirurgião bariátrico Dr. Fernando Kennedy, a nutricionista Carolina Luz e a ginecologista, obstetra e sexóloga, Sabrina Forte. Clique aqui para conferir o episódio completo.
Se você possui dúvidas ou deseja realizar o tratamento para obesidade, eu posso te ajudar nesse processo! O primeiro passo é realizar uma consulta. Você pode agendar através do meu site ou via whatsapp para que possa ser realizada uma avaliação.