O balão intragástrico é uma ferramenta utilizada para auxiliar na perda de peso e melhorar a saúde do paciente com obesidade. De modo geral, ele é feito de silicone e é preenchido por um líquido durante o procedimento que reage e resulta em estímulos que promovem saciedade com uma alimentação reduzida.
Hoje, trago alguns cuidados essenciais para serem seguidos durante o uso do balão intragástrico. Acompanhe!
Consulta médica
Antes de optar pelo balão intragástrico, é fundamental passar por uma avaliação médica completa. O procedimento não é adequado para todos e só deve ser realizado sob a supervisão de profissionais de saúde qualificados.
Alimentação
Após o procedimento, é importante o paciente seguir as dietas recomendadas pelo profissional de Nutrição. Isso porque o estômago está passando por um processo de adaptação e, por isso, é importante fazer uma dieta específica para cada fase.
Evite alimentos que podem causar desconforto gástrico, como alimentos muito condimentados, gordurosos ou picantes.
Atividade Física
Inicialmente realize exercícios leves. É importante manter uma rotina de exercícios adequada ao seu nível de condicionamento físico. A atividade física regular contribui para a perda de peso e para a saúde geral.
Acompanhamento médico
Mantenha consultas regulares com seu médico para monitorar o progresso e ajustar o tratamento conforme necessário. Além disso, também considere buscar apoio psicológico, seja por meio de um terapeuta ou grupos de apoio, para lidar com quaisquer questões emocionais relacionadas à perda de peso.
Essas são apenas recomendações gerais, mas cada paciente é único e isso deve ser levado em contato. Se você deseja saber sobre esse procedimento, agende uma avaliação e esclareça todas as suas dúvidas.
Quer entender mais sobre os tratamentos disponíveis para a obesidade? Eu posso te ajudar ao longo desta jornada. Entre em contato clicando aqui e saiba mais.
Dr. Fernando Kennedy
CRM 15860
Cirurgia e Endoscopia Bariátrica | RQE11163