O número de procedimentos cirúrgicos robóticos está aumentando em todo o mundo. Há um grande aumento no número de procedimentos de cirurgia robótica em várias especialidades: urologia, ginecologia, cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia torácica. A cirurgia robótica já é uma realidade presente, inclusive na cidade de Fortaleza, e é um procedimento altamente moderno.
É conhecido principalmente por ser minimamente invasivo, em que todo o movimento e as manobras do robô Da Vinci são comandadas pelo cirurgião. Ele fica em um espaço chamado de “Console do Cirurgião” e lá é onde o profissional controla os braços, câmera e todos os instrumentos do robô com uma visão HD 3D. Todos os movimentos são filtrados para evitar tremores, proporcionando vários benefícios ao paciente que se submete ao procedimento.
Esse tipo de cirurgia é indicada para algumas doenças que necessitam de tratamento cirúrgico, como a cirurgia bariátrica, responsável por tratar a obesidade.
Conheça os benefícios desse procedimento
Maior precisão
O sistema robótico permite um controle preciso dos instrumentos cirúrgicos. Isso proporciona maior precisão durante a cirurgia, permitindo manobras delicadas e precisas em áreas complexas do corpo.
Visualização em 3D
O sistema robótico fornece uma visão tridimensional (3D) de alta definição da área de cirurgia. Isso oferece ao cirurgião uma melhor visualização de profundidade e detalhes anatômicos, facilitando a identificação e a manipulação de estruturas delicadas.
Menor trauma cirúrgico
A cirurgia robótica utiliza incisões pequenas, semelhantes às da laparoscopia convencional. Isso resulta em menos dor e menor tempo de recuperação em comparação com a cirurgia aberta.
Menor tempo de recuperação
A cirurgia robótica geralmente resulta em um tempo de recuperação mais curto em comparação com a cirurgia aberta. Os pacientes podem retornar mais rapidamente às atividades normais diárias e ao trabalho.
Menor risco de complicações
Devido à precisão e à visão ampliada proporcionadas pelo sistema robótico, a cirurgia robótica pode reduzir o risco de danos a estruturas durante o procedimento. Isso pode resultar em menor risco de complicações, como sangramento, infecção e lesões em órgãos.
Melhor ergonomia para o cirurgião
O sistema robótico proporciona uma posição mais confortável e ergonômica para o cirurgião durante o procedimento. Isso reduz a fadiga e a tensão muscular, permitindo um desempenho cirúrgico mais preciso e prolongado.
Saiba mais sobre como funciona a cirurgia robótica marcando uma consulta através dos meus principais canais de comunicação clicando aqui.