Atualmente, o Brasil tem 7 milhões de pessoas acima do peso, de acordo com estimativas do Ministério da Saúde. E não para por aí! Mais de 2,5 bilhões de pessoas no mundo vão estar acima do peso até 2035, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A obesidade é uma doença que gera uma série de problemas na saúde, desencadeando até mesmo doenças associadas.

As consequências da obesidade geram alterações no perfil metabólico das pessoas, incentivando o acúmulo de tecido adiposo. Os problemas de circulação, especialmente aqueles relacionados ao sistema cardiovascular, podem ser afetados. A obesidade está associada a uma série de condições que podem prejudicar a circulação sanguínea e aumentar o risco de doenças cardíacas e vasculares. Por isso, é importante estar atento! Conheça alguns problemas que podem ser desenvolvidos:

Hipertensão arterial

É um dos fatores afetados diretamente. Isso porque a obesidade está ligada ao aumento da pressão arterial, o que coloca maior pressão nas paredes das artérias e pode levar a danos nas artérias e ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Diabetes tipo 2

A partir do desenvolvido do diabetes tipo 2, pode levar a danos nos vasos sanguíneos, aumentando o risco de doenças circulatórias.

Dislipidemia

A obesidade muitas vezes está associada a níveis anormais de lipídios no sangue, como altos níveis de colesterol e triglicerídeos, que podem contribuir para o desenvolvimento de aterosclerose (acúmulo de placas de gordura nas artérias).

Aterosclerose

A obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento de aterosclerose, uma condição em que as artérias se estreitam devido ao acúmulo de placas de gordura, o que pode levar a bloqueios no fluxo sanguíneo e aumentar o risco de eventos cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames.

Insuficiência venosa

O excesso de peso pode aumentar a pressão sobre as veias das pernas, contribuindo para problemas como varizes e insuficiência venosa crônica.

Tratar a obesidade para ter mais saúde

Pacientes portadores de obesidade devem iniciar um tratamento mais adequado para a sua realidade a fim de melhorar e prevenir muitos dos problemas cardiovasculares relacionados ao acúmulo elevado de gordura no corpo. Através de uma consulta com seu médico de confiança e um acompanhamento multidisciplinar envolvendo o profissional Cardiologista, é possível cuidar da saúde vascular e proporcionar mais qualidade de vida ao paciente.

Se você deseja iniciar um tratamento contra a obesidade, eu posso te ajudar ao longo desta jornada. Entre em contato clicando aqui e saiba mais.

Dr. Fernando Kennedy⁣

CRM 15860⁣

Cirurgia e Endoscopia Bariátrica | RQE11163

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *