A cirurgia bariátrica é uma ferramenta importante que auxilia pessoas que lutam contra a obesidade e buscam melhorar sua qualidade de vida. Em Fortaleza, há opções de locais que fazem esse tipo de intervenção cirúrgica. É importante que, antes de tudo, você escolha um profissional comprometido e especializado na área. A partir disso, passe por uma consulta para que seja avaliado se atende aos critérios necessários para a cirurgia.

Esse é um processo que requer tempo, pois são realizados vários exames a fim de avaliar como está a sua saúde. Eu, como cirurgião bariátrico, estou sempre ao seu lado, acompanhando cada etapa. Aqui, os cuidados com o paciente acontecem de forma integral e em todas as etapas: antes, durante e após a cirurgia bariátrica.

É importante encarar isso como uma jornada na qual toda a equipe multidisciplinar estará presente realizando um acompanhamento honesto e seguro. É um processo longo, mas necessário para que a cirurgia aconteça da melhor forma.⠀

Como saber se a cirurgia bariátrica é para mim?

A verdade é que tudo vai depender do seu IMC! Confira abaixo mais detalhes:

IMC > 30 + diabetes = Obesidade no Grau 1.

Pode fazer a cirurgia bariátrica, caso tenha diabete mal controlada com medicações. A técnica da cirurgia é a mesma, mas até muda de nome nesses casos: ela passa a ser chamada de Cirurgia Metabólica porque ela trata de um grave problema metabólico, que é a diabete.

IMC > 35 + problemas de saúde = Obesidade no grau 2.

Pode fazer a cirurgia bariátrica, caso tenha algum problema de saúde associado a obesidade. A grande maioria que está no Grau 2 tem vários problemas e que nem sabem e acabam descobrindo nos exames que ocorrem no pré-operatório.

Alguns problemas comuns são:

– Colesterol ou Triglicerídeos altos;

– Gordura no fígado;

– Pressão alta;

– Ovário Policístico;

– Hérnia de disco;

– Artroses de joelho;

– Varizes;

– Depressão.

IMC > 40 = Obesidade avançada, com o grau 3.

Pode fazer a cirurgia, mesmo que não tenha nenhum problema de saúde porque a própria obesidade já é uma doença séria e grave.

Tipos de cirurgias bariátricas

A escolha da técnica cirúrgica pode variar de acordo com o perfil e o resultado dos exames realizados no início do tratamento. Também levamos em conta a opinião do próprio paciente, afinal, é ele que vai conviver com a cirurgia. Então, não existe apenas uma técnica ideal aplicada em todas as pessoas. Na verdade, aqui nós tratamos cada paciente de forma personalizada e única, levando em consideração suas necessidades. Confira abaixo as principais técnicas:

Byspass gástrico

É realizado um grampeamento de parte do estômago, reduzindo o espaço para o alimento. Há um desvio intestinal, promovendo o aumento de hormônios que dão saciedade e diminuem a fome. A combinação entre esses dois fatores leva ao emagrecimento, além de controlar o diabetes e outras doenças, como a hipertensão arterial.⠀

Sleeve

Nesse procedimento é feito um corte da parte esquerda do estômago, deixando-o em forma de tubo ou manga, semelhante a uma banana. Nesta cirurgia é removido até 85% do estômago, tornando-o menor e levando a pessoa a comer menos.⠀

Cuide de você. O caminho é longo, mas o resultado é duradouro! Agende uma consulta comigo através do meu site ou via whatsapp.

Dr. Fernando Kennedy⁣

CRM 15860⁣

Cirurgia e Endoscopia Bariátrica | RQE11163

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *