O Balão Intragástrico é uma ferramenta de auxílio no emagrecimento de adultos com sobrepeso ou obesidade, com
Índice de Massa Corporal (IMC) ≥ 27 kg/m2, que tentaram outros meios de perda de peso, tais como dietas supervisionadas, exercícios físicos e medicamentos, mas não obtiveram êxito. Ele é feito de silicone, e é preenchido por um líquido durante o procedimento. Dessa forma, ela reage, resultando em estímulos que promovem saciedade com uma alimentação reduzida e, consequentemente, na perda de peso.
Acompanhe o passo a passo para a colocação do balão intragástrico:
➡️ O paciente é submetido a uma endoscopia para verificar se não há nenhuma contraindicação para a colocação do balão;⠀
➡️ O procedimento consiste na colocação de prótese esférica de silicone no estômago, preenchida por 600-700 ml de solução salina com azul de metileno (faz o líquido ficar azul), por endoscopia.⠀
➡️ O balão ocupa espaço no estômago, o que gera a sensação de saciedade.⠀
Após a colocação do balão intragástrico, o paciente segue um programa de acompanhamento com uma equipe médica multidisciplinar. Além disso, são fornecidas orientações para o paciente sobre o acompanhamento nutricional e o retorno mensal para avaliação médica durante o período de uso do balão. O balão é temporário e geralmente é removido após um período determinado, que varia entre seis meses a um ano, levando à restrição de ingesta alimentar e sensação de saciedade.
O uso do balão é uma opção minimamente invasiva que apresenta resultados clínicos seguros e satisfatórios no tratamento da obesidade. Lembrando que, para além do procedimento, a perda de peso envolve mudanças no estilo de vida, como dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos. ⠀
Gostou de entender um pouco mais sobre como funciona esse procedimento? Sua jornada na busca por mais saúde começa aqui. Agende uma consulta e receba o suporte profissional necessário. Entre em contato clicando aqui e saiba mais!
Dr. Fernando Kennedy
CRM 15860
Cirurgia e Endoscopia Bariátrica | RQE11163