O consumo de produtos ultraprocessados eleva o risco de obesidade, assim como aumenta também o surgimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Vale lembrar que esses alimentos recebem adição excessiva de sal, açúcar e gorduras, além de substâncias industriais.⠀
Os números são alarmantes e é necessário estarmos atentos: Um estudo inédito realizado em fevereiro de 2019 e março de 2020 por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostrou que 80% das crianças brasileiras de até 5 anos costumam consumir alimentos ultraprocessados, como biscoitos, farinha e refrigerantes. O levantamento faz parte do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani).
Essa lei tem como objetivo trazer mais saúde para as crianças e evitar a obesidade infantil.
Aumente o consumo de alimentos naturais⠀
Conforme o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde (MS), frutas, verduras e legumes são fontes de fibras e de vários nutrientes essenciais no enfrentamento à desnutrição, à obesidade e também na prevenção de doenças não transmissíveis. Pensando nisso, é essencial inserir esses alimentos na rotina alimentar desde a infância, diminuindo a ingestão de alimentos ultraprocessados e dando preferência aos que são de origem natural.⠀
Para isso, uma dica interessante é fazer compras semanais de alimentos in natura, como frutas e hortaliças, já que são alimentos que estragam com rapidez. A sugestão é separar um dia da semana para sua ida ao supermercado. Outra dica importante é separar um tempo para higienizar, cortar e armazenar suas frutas e verduras, deixando prontas para consumo.
No primeiro episódio da terceira temporada do Questão de Saúde, eu e a nutricionista infantil Samara Mesquita conversamos sobre o tema Obesidade infantil: as crianças estão deixando de ser crianças?, trazendo detalhes de como a obesidade infantil pode acarretar problemas de saúde por toda a vida e abordamos algumas estratégias para vencer o estigma e iniciar uma alimentação mais saudável. Clique aqui para assistir ao episódio na íntegra.
Dr. Fernando Kennedy
CRM 15860
Cirurgia e Endoscopia Bariátrica | RQE11163